Registros psicológicos em prontuário eletrônico: considerações durante o período de estágio
DOI:
https://doi.org/10.69582/2317-5869.2024.v7.15Palavras-chave:
Prontuário eletrônico, Estágio supervisionado, Psicologia hospitalarResumo
O texto explora questões teóricas relacionada ao estagiário em psicologia hospitalar e ao período de adaptação aos registros eletrônicos de prontuários de pacientes. As experiências foram registradas em um diário de campo. Ao longo das discussões sobre o tema dois pontos foram identificados: 1) O registro em prontuário e a tecnologia na área da saúde; e 2) O registro psicológico e sua construção no hospital. Portanto, a atuação do estagiário de psicologia hospitalar deve proporcionar um espaço seguro de escuta, acolhimento as vivências e validação de sentimentos, levando em conta a realidade do hospital e seu modo de funcionamento.
Referências
Associação Americana de Psicologia (APA, 2007). Record Keeping Guidelines. American Psychologist, 62(9),993-1004. Recuperado em 10/06/2011. Disponível em http://www.apa.org/practice/guidelines/record-keeping.pdf. https://doi.org/10.1037/0003-066X.62.9.993.
BARROS, M. M. O. et al. Use of the patient's electronic medical record by the nursing team. J Nurs UFPE on line, v. 14, p. e241496, 2020. https://doi.org/10.5205/1981-8963.2020.241496.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 5, de 15 de março de 2011. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, estabelecendo normas para o projeto pedagógico complementar para a Formação de Professores de Psicologia.
Conselho Federal de Psicologia (CFP, 2009). Resolução CFP nº 001/2009. Recuperado em 10/06/2011. Disponível em: http://www.pol.org.br/pol/export/sites/default/pol/legislacao/legislacaoDocumentos/resolucao2009_01.pdf.
DALTRO, M. R; FARIA, A. A de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e pesquisas em psicologia, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v19n1/v19n1a13.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2021. https://doi.org/10.12957/epp.2019.43015.
DIAS, E. L.; LUKACHAKI, K. R. dos S.; VALENTIM, A. S. Psicologia hospitalar e equipe multiprofissional-interdisciplinaridade na promoção de saúde. 2019
Faculdade Luciano Feijão. Manual do Estágio supervisionado: básico e específico. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010.
MARTINS, L., Sartor, G. D.; SILVA, M. P. da. (2019). Prontuário Eletrônico do Paciente: Adoção de novas tecnologias de acesso. Journal of Health Informatics, 11(3). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/608.
MOERSCHBERGER, M.S; CRUZ F.R; LANGARO, F. Reflexões acerca da ética e da qualidade dos registros psicológicos em prontuário eletrônico multiprofissional. Rev.SBPH,20 (2), 2017. https://doi.org/10.57167/Rev-SBPH.20.255
MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práx. Educ., Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, out. 2021. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000500060&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 04 fev. 2023. Epub 25-Nov-2021. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010
NUNES JUNIOR, J.; SILVA, D.; MAGNAGNAGNO, o. Análise comparativa dos prontuários eletrônico e físico sobre a segurança das informações. Fag Journal Of Health (Fjh), v. 3, n. 2, p. 177-181, 27 jun. 2021. https://doi.org/10.35984/fjh.v3i2.307>.
https://doi.org/10.35984/fjh.v3i2.307.
RECHTMAN, R.; BOCK, A. M. B. Formação do Psicólogo para a Realidade Brasileira: Identificando Recursos para Atuação Profissional. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online]. 2019, v. 35 [Acessado 13 Junho 2022] , e3551. Epub 18 Jul 2019. ISSN 1806-3446. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3551.
RONDINA, J. M.; CANÊO, P. K.; De Campos, m. s. Conhecendo a experiência de implantação do prontuário eletrônico do paciente no hospital de base de São José do Rio Preto. 2016. https://doi.org/10.21450/rahis.v13i1.2944.
SCHLÖSSER, A.; MEGGIOLARO, A. G. (2019). Estágio curricular supervisionado em psicologia hospitalar: atuação e intervenção psicológica: atuação e intervenção psicológica. Seminário de Iniciação Científica e Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, e21688. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/21688.
SILVA NETO, W.M.F.S; LIMA, C.P. Estágio curricular supervisionado em psicologia: Aspectos legais, potencialidades e desafios para a formação do psicólogo. Laplage em revista, 5 (1), 19.29,2019. https://doi.org/10.24115/S2446-6220201951609p.19-29.
TOLEDO, P. P. da S. et al. Prontuário Eletrônico: uma revisão sistemática de implementação sob as diretrizes da Política Nacional de Humanização. Ciência & Saúde Coletiva [online]. v. 26, n. 6. 2021 [Acessado 3 Fevereiro 2023] ISSN 1678-4561, p. 2131-2140. https://doi.org/10.1590/1413-81232021266.39872020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sara Régia Vieira FREIRE , Felipe Placido dos SANTOS , Nayara Pontes PAIXÃO, Georgia Maria Melo FEIJÃO, Camila Maria de Oliveira RAMOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Scientia: Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Scientia é regida pela licença CC-BY-NC Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)