Formação em avaliação psicológica no Ceará: uma análise sobre as ementas
DOI:
https://doi.org/10.69582/2317-5869.2024.v7.13Palavras-chave:
Avaliação psicológica, Formação em psicologia, EmentasResumo
A avaliação psicológica é uma área exclusiva do psicólogo, fazendo-se presente nas grades curriculares da formação de futuros profissionais. Todavia, estudos têm apontado lacunas no ensino e na prática dessa área. Objetivou-se investigar os conteúdos e disciplinas relacionadas à avaliação psicológica no Ceará. Analisaram-se 34 ementas de 10 instituições, das quais 90% são privadas e 10% são públicas. Os resultados indicaram que há diversidade de nomenclatura para as disciplinas na área indicada; 24% das ementas são ofertadas até o 4º semestre, e os conteúdos enfatizados são aplicação e correção de técnicas e construtos relacionados à inteligência e à personalidade.
Referências
AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo et al. (Org.). Avaliação Psicológica: Guia de consulta para estudantes e profissionais de Psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo. et al. Análise de Ementas de Disciplinas de Avaliação Psicológica: Novos Tempos, Velhas Questões. Aval. psicol., Itatiba, v. 18, n. 1, p. 21-30, 2019. https://doi.org/10.15689/ap.2019.1801.15229.03.
Bardin, Laurance. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, 1977.
BORSA, Juliana Calegari. Considerações sobre a formação e a prática em avaliação psicológica no Brasil. Temas psicol. Ribeirão Preto. v. 24, n. 1, p. 131-143. 2016. https://doi.org/10.9788/TP2016.1-09.
BUENO, José Maurício Hans & RICARTE, Mirela Dantas. Aspectos históricos da testagem psicológica: contexto internacional e nacional. In: M. R. C. Lins, & J. C. Borsa (Orgs.), Avaliação psicológica: Aspectos teóricos e práticos (pp. 38-55). Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
BUENO, José Maurício Hans & PEIXOTO, Evandro Moraes. Avaliação Psicológica no Brasil e no Mundo. Psicol. cienc. prof. Brasília v. 38, n. spe, p. 108-121, 2018. https://doi.org/10.1590/1982-3703000208878.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – Satepsi, 2019.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Ano da formação em psicologia: revisão das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em psicologia. Conselho Federal de Psicologia, Associação Brasileira de Ensino de Psicologia e Federação Nacional dos Psicólogos. – São Paulo: Conselho Federal de Psicologia/Associação Brasileira de Ensino de Psicologia/ Federação Nacional dos Psicólogos, 2018.
FREIRES, Leogildo Alves et al. Ensino da avaliação psicológica no Norte brasileiro: analisando as ementas das disciplinas. Avaliação Psicológica, v. 16, n. 2, p. 205-214, 2017. https://doi.org/10.15689/AP.2017.1602.11.
GOUVEIA, Valdiney Veloso. Formação em Avaliação Psicológica: Situação, Desafios e Diretrizes. Psicol. cienc. Prof, v. 38, n. spe, p. 74-86, 2018. https://doi.org/10.1590/1982-3703000208641.
INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA – IBAP. Catálogo dos laboratórios de avaliação psicológica no Brasil. São Paulo, SP: o autor, 2015.
MUNIZ, Monalisa. Ética na Avaliação Psicológica: Velhas Questões, Novas Reflexões. Psicologia: Ciência e Profissão. v. 38, n. spe, p. 133-146, 2018. https://doi.org/10.1590/1982-3703000209682.
NORONHA Ana Paula Porto & REPPOLD, Caroline Tozzi. Considerações sobre a avaliação Psicológica no Brasil.Psicol. cienc. Prof, v. 30, n. spe, p. 192-201, 2010. https://doi.org/10.1590/S1414-98932010000500009.
NORONHA, Ana Paula Porto et al. Ensino de avaliação psicológica em instituições de ensino superior brasileiras. Universitas: Ciências da Saúde, v. 3, n. 1-14, 2005. https://doi.org/10.5102/ucs.v3i1.543.
NORONHA, Ana Paula Porto. Formação em avaliação psicológica: uma análise das disciplinas. Interação em Psicologia, v. 10 n. 2, p. 245-252, 2006. https://doi.org/10.5380/psi.v10i2.7681.
NORONHA, Ana Paula Porto et al. Em defesa da avaliação psicológica. Avaliação Psicológica, v. 1, n. 2, p. 173-174, 2002a.
NORONHA, Ana Paula Porto. Os problemas mais graves e mais freqüentes no uso dos testes psicológicos. Psicologia: Reflexão e Crítica, v 15, n. 1, p. 135-142, 2002b. https://doi.org/10.1590/S0102-79722002000100015.
NORONHA, Ana Paula Porto et al. Conteúdos e metodologias de ensino de avaliação psicológica: Um estudo com professores. Paidéia, v. 23, n. 54, p. 129-139, 2013. https://doi.org/10.1590/1982-43272354201315.
NORONHA, Ana Paula Porto et al. Ensino de avaliação psicológica em instituições de ensino superior brasileiras. Universitas, v. 3, n.1, 1-14. 2005. https://doi.org/10.5102/ucs.v3i1.543.
NUNES, Mariana Farias Oliveira et al. Diretrizes para o ensino de avaliação psicológica. Avaliação Psicológica, v. 11, n. 2, p. 309-316, 2012.
PASQUALI, Luiz. Técnica de Exame Psicológico-TEP. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
PRIMI, Ricardo. Avaliação psicológica no Brasil: fundamentos, situação atual e direções para o futuro. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, n. spe, p. 25-35, 2010. https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000500003.
SBARDELINI, Elizabeth Teresa Brunini. Os Mitos que Envolvem os Testes Psicológicos. Documenta - CRP/08, 1: 53-57, 1991.
REPPOLD, Caroline Tozzi & NORONHA, Ana Paula Porto P. P. Impacto dos 15 Anos do Satepsi na Avaliação Psicológica Brasileira. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 38, n. spe, p. 6-15, 2018. https://doi.org/10.1590/1982-3703000208638.
TREVIZAN, Marcelo. Manuais especificando seus contextos de aplicação e âmbitos de ação. In: Conselho Federal de Psicologia (org.). Ano da avaliação psicológica: textos geradores, 121-125, 2011.
VEIRA-SANTOS, Joene. Impacto das Diretrizes Curriculares Nacionais na Formação em Psicologia: Revisão de Literatura Psicol. Ensino & Form, v. 7, n. 2, p. 34-52, 2016. https://doi.org/10.21826/2179-58002016723552.
WESCHSLER, Solange Muglia, HUTZ, Cláudio Simon & PRIMI, Ricardo. O desenvolvimento da avaliação psicológica no Brasil: Avanços históricos e desafios.Avaliação Psicológica, v. 18, n. 2, p. 121-128, 2019. https://doi.org/10.15689/ap.2019.1802.15466.02.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jocélia Medeiros XIMENES, André Sousa ROCHA, Maria Suely Alves COSTA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Scientia: Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Scientia é regida pela licença CC-BY-NC Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)