ESCAPE ROOM EDUCATIVO (ERE) NO ENSINO SUPERIOR COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.69582/2317-5869.2024.v8.31Palavras-chave:
Ensino Superior, Psicometria, Metodologias AtivasResumo
Objetivou-se descrever a experiência de aplicação do Escape Room Educativo (ERE) em uma disciplina no curso de Psicologia. A pesquisa foi qualitativa e descritiva, baseada em um relato de experiência, realizada com alunos do curso de Psicologia da UNINTA – Campus Itapipoca. O Escape Room Educativo (ERE) foi aplicado na disciplina de Psicometria, com os estudantes divididos em quatro grupos. A atividade, que aconteceu em setembro de 2022, teve o objetivo de abordar os erros comuns das aulas em temas de psicometria e avaliação psicológica de forma lúdica e interativa. Quatro atividades foram propostas, como a do envelope, chave cadeado e roleta, todas focadas em conceitos da disciplina. A satisfação dos alunos foi avaliada por meio de um formulário online, com feedback positivo, destacando o engajamento e o aprendizado colaborativo. A aplicação do ERE demonstrou que os discentes melhoraram seus conhecimentos e habilidades, além de aprimorar a socialização e o trabalho em equipe. A experiência foi inovadora e gerou satisfação entre os alunos, refletida em melhorias nas avaliações. Embora haja desafios como o número elevado de estudantes, o ERE mostrou-se eficaz no fortalecimento do vínculo docente-discente. A experiência foi positiva e os alunos expressaram desejo de replicar a atividade em outras disciplinas. Recomenda-se a inclusão do ERE nas diretrizes curriculares das Instituições de Ensino Superior para aumentar o engajamento dos alunos. Estudos futuros podem explorar com mais profundidade os impactos dessa abordagem e sua aplicabilidade em outras disciplinas, contribuindo para a ampliação de metodologias ativas no ensino superior.
Referências
ANNETTA, L. A. The “I's” have it: A framework for serious educational game design. Review of general psychology, v. 14, n. 2, p. 105-113, 2010.
CAIN, J. Exploratory implementation of a blended format escape room in a large enrollment pharmacy management class. Currents in Pharmacy Teaching and Learning, v. 11, n. 1, p. 44-50, 2019.
HAWKINS, J. E. et al. Behind the scenes of an educational escape room. AJN The American Journal of Nursing, v. 120, n. 10, p. 50-56, 2020.
NEUMANN, K. L.; ALVARADO-ALBERTORIO, Frances; RAMÍREZ-SALGADO, A. Online approaches for implementing a digital escape room with preservice teachers. Journal of Technology and Teacher Education, v. 28, n. 2, p. 415-424, 2020.
NICHOLSON, S. Peeking behind the locked door: A survey of escape room facilities. 2015.
ROCHA, A. S. O conhecimento em Avaliação Psicológica para os Estudantes de Graduação. Psicologia Argumento, v. 41, n. 115, 2023.
SANCHEZ, E.; PLUMETTAZ-SIEBER, M. Teaching and learning with escape games from debriefing to institutionalization of knowledge. In: International Conference on Games and Learning Alliance. Springer, Cham, 2019. p. 242-253.
TERCANLI, H. et al. Educational escape rooms in practice: research, experiences, and recommendations. 2021.
VELDKAMP, Al. et al. Escape education: A systematic review on escape rooms in education. Educational Research Review, v. 31, p. 100364, 2020.
WARMELINK, H. et al. AMELIO: Evaluating the team-building potential of a mixed reality escape room game. In: Extended abstracts publication of the annual symposium on computer-human interaction in play. 2017. p. 111-123.
WIEMKER, M.; ELUMIR, E.; CLARE, A. Escape room games. Game based learning, v. 55, p. 55-75, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 André Sousa Rocha, Carlos Eduardo da Silva-Barbosa, Marcelo Araújo de Vasconcelos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Scientia: Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Scientia é regida pela licença CC-BY-NC Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)