ESCAPE ROOM EDUCATIVO (ERE) NO ENSINO SUPERIOR COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69582/2317-5869.2024.v8.31

Palavras-chave:

Ensino Superior, Psicometria, Metodologias Ativas

Resumo

Objetivou-se descrever a experiência de aplicação do Escape Room Educativo (ERE) em uma disciplina no curso de Psicologia. A pesquisa foi qualitativa e descritiva, baseada em um relato de experiência, realizada com alunos do curso de Psicologia da UNINTA – Campus Itapipoca. O Escape Room Educativo (ERE) foi aplicado na disciplina de Psicometria, com os estudantes divididos em quatro grupos. A atividade, que aconteceu em setembro de 2022, teve o objetivo de abordar os erros comuns das aulas em temas de psicometria e avaliação psicológica de forma lúdica e interativa. Quatro atividades foram propostas, como a do envelope, chave cadeado e roleta, todas focadas em conceitos da disciplina. A satisfação dos alunos foi avaliada por meio de um formulário online, com feedback positivo, destacando o engajamento e o aprendizado colaborativo. A aplicação do ERE demonstrou que os discentes melhoraram seus conhecimentos e habilidades, além de aprimorar a socialização e o trabalho em equipe. A experiência foi inovadora e gerou satisfação entre os alunos, refletida em melhorias nas avaliações. Embora haja desafios como o número elevado de estudantes, o ERE mostrou-se eficaz no fortalecimento do vínculo docente-discente. A experiência foi positiva e os alunos expressaram desejo de replicar a atividade em outras disciplinas. Recomenda-se a inclusão do ERE nas diretrizes curriculares das Instituições de Ensino Superior para aumentar o engajamento dos alunos. Estudos futuros podem explorar com mais profundidade os impactos dessa abordagem e sua aplicabilidade em outras disciplinas, contribuindo para a ampliação de metodologias ativas no ensino superior.

Biografia do Autor

André Sousa Rocha, Centro Universitário UNINTA

Psicólogo CRP 11/18688. Doutorando em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Bolsista FUNCAP de doutorado. Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco. Docente do Centro Universitário Uninta - Inta - Campus Itapipoca.

Carlos Eduardo da Silva-Barbosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Psicólogo CRP 05/71734. Pós-graduado em Sexualidade e Psicologia/Pós-graduado em Psicologia Infantil. Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Marcelo Araújo de Vasconcelos, Centro Universitário UNINTA

Nutricionista CRN 19654/P. Bacharel em Nutrição pelo UNINTA. Pós Graduando em Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela ESPVS.

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Publicado

03.02.2025

Como Citar

SOUSA ROCHA, André; EDUARDO DA SILVA-BARBOSA, Carlos; ARAÚJO DE VASCONCELOS, Marcelo. ESCAPE ROOM EDUCATIVO (ERE) NO ENSINO SUPERIOR COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Scientia - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, Sobral, v. 8, n. 14, 2025. DOI: 10.69582/2317-5869.2024.v8.31. Disponível em: https://publicacoes.flucianofeijao.com.br/scientia/article/view/31. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas