As práticas psicológicas e grupos na Educação Superior
DOI:
https://doi.org/10.69582/2317-5869.2024.v7.12Palavras-chave:
Prática psicológica, Grupo, Educação SuperiorResumo
Essa pesquisa, buscou discutir a formação em psicologia no contexto brasileiro, considerando os novos campos de atuação desses profissionais e a preparação para o seu fazer. O embasamento teórico parte da Psicologia Histórico-Cultural, por considerarmos que o sujeito se constitui nas relações e grupos sociais. Visa discutir como a formação em Psicologia vem sendo ofertada pelas Instituições de Ensino Superior, trazendo os desafios desses profissionais docentes para a qualificação, contextualizada e crítica dos discentes, demarcando a relação entre teoria e prática nessa formação. O objetivo é compreender como os docentes, formadores de futuros psicólogos, significam as práticas grupais na formação discente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso de entrevista semiestruturada e diário de campo, os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo, com o auxílio do software Atlas ti. Partimos de três categorias: Formação, Visão de grupo e Práticas grupais, a posteriori, surgiu a subcategoria co-responsabilização. Essa pesquisa apontou para a necessidade de uma percepção crítica e contextualizada na formação em Psicologia, ressaltando as diferentes visões sobre práticas grupais, vivências e intervenções metodológicas na formação desses profissionais.
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