As práticas psicológicas e grupos na Educação Superior

Autores

  • Paola de Jesus Santos SILVA Faculdade Luciano Feijão
  • Alexsandra Maria Sousa SILVA Faculdade Luciano Feijão
  • Janailson Monteiro CLARINDO Faculdade Luciano Feijão

DOI:

https://doi.org/10.69582/2317-5869.2024.v7.12

Palavras-chave:

Prática psicológica, Grupo, Educação Superior

Resumo

Essa pesquisa, buscou discutir a formação em psicologia no contexto brasileiro, considerando os novos campos de atuação desses profissionais e a preparação para o seu fazer. O embasamento teórico parte da Psicologia Histórico-Cultural, por considerarmos que o sujeito se constitui nas relações e grupos sociais. Visa discutir como a formação em Psicologia vem sendo ofertada pelas Instituições de Ensino Superior, trazendo os desafios desses profissionais docentes para a qualificação, contextualizada e crítica dos discentes, demarcando a relação entre teoria e prática nessa formação. O objetivo é compreender como os docentes, formadores de futuros psicólogos, significam as práticas grupais na formação discente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso de entrevista semiestruturada e diário de campo, os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo, com o auxílio do software Atlas ti. Partimos de três categorias: Formação, Visão de grupo e Práticas grupais, a posteriori, surgiu a subcategoria co-responsabilização. Essa pesquisa apontou para a necessidade de uma percepção crítica e contextualizada na formação em Psicologia, ressaltando as diferentes visões sobre práticas grupais, vivências e intervenções metodológicas na formação desses profissionais.

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Publicado

18.04.2024

Como Citar

SILVA, Paola de Jesus Santos; SILVA, Alexsandra Maria Sousa; CLARINDO, Janailson Monteiro. As práticas psicológicas e grupos na Educação Superior. Scientia - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, Sobral, v. 7, n. 13/14, p. 1–13, 2024. DOI: 10.69582/2317-5869.2024.v7.12. Disponível em: https://publicacoes.flucianofeijao.com.br/scientia/article/view/12. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

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