OS IMPACTOS DA ORIENTAÇÃO PARENTAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA):
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.69582/2317-5869.2024.v8.43Palavras-chave:
Orientação Parental, Autismo, Análise do ComportamentoResumo
O autismo vem sendo tema de diversas produções acadêmicas, das mais variadas áreas do conhecimento nos últimos anos, gerando uma gama de pesquisas científicas, que visam contribuir com o entendimento acerca da natureza do transtorno, bem como o desenvolvendo de ferramentas para diagnóstico e tratamento. O objetivo desse estudo é compreender acerca do impacto do trabalho de orientação parental com pais ou cuidadores no processo terapêutico de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), evidenciados na literatura. A metodologia que foi utilizada no trabalho foi a revisão bibliográfica, do tipo Revisão Integrativa da Literatura (RIL), a partir de artigos que foram coletados em plataformas de bases de dados eletrônicas. As plataformas de bases de dados utilizadas para o levantamento de artigos foram o Portal BVS (Biblioteca Virtual em Saúde); Scielo (Scientific Electronic Library Online) e Revista Brasileira de Análise do Comportamento. Após a análise dos dados, os resultados foram apresentados de acordo com as informações abordadas nos artigos selecionados, buscando compreender a concordância e divergências existentes nesses estudos. Assim, os resultados apontaram para a importância de pais e cuidadores receberem treinamentos e orientação para o desenvolvimento de estratégias eficazes para lidar com comportamentos desafiadores de suas crianças e adolescentes com TEA, mostrando a orientação parental, baseada na análise do comportamento, como uma abordagem eficaz para promover o desenvolvimento e bem-estar desses sujeitos, promovendo habilidades sociais, assim como desenvolver tarefas simples do seu cotidiano, sejam elas de forma presencial ou com auxílio da tecnologia.
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