OS IMPACTOS DA ORIENTAÇÃO PARENTAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA):

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69582/2317-5869.2024.v8.43

Palavras-chave:

Orientação Parental, Autismo, Análise do Comportamento

Resumo

O autismo vem sendo tema de diversas produções acadêmicas, das mais variadas áreas do conhecimento nos últimos anos, gerando uma gama de pesquisas científicas, que visam contribuir com o entendimento acerca da natureza do transtorno, bem como o desenvolvendo de ferramentas para diagnóstico e tratamento. O objetivo desse estudo é compreender acerca do impacto do trabalho de orientação parental com pais ou cuidadores no processo terapêutico de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), evidenciados na literatura. A metodologia que foi utilizada no trabalho foi a revisão bibliográfica, do tipo Revisão Integrativa da Literatura (RIL), a partir de artigos que foram coletados em plataformas de bases de dados eletrônicas. As plataformas de bases de dados utilizadas para o levantamento de artigos foram o Portal BVS (Biblioteca Virtual em Saúde); Scielo (Scientific Electronic Library Online) e Revista Brasileira de Análise do Comportamento. Após a análise dos dados, os resultados foram apresentados de acordo com as informações abordadas nos artigos selecionados, buscando compreender a concordância e divergências existentes nesses estudos. Assim, os resultados apontaram para a importância de pais e cuidadores receberem treinamentos e orientação para o desenvolvimento de estratégias eficazes para lidar com comportamentos desafiadores de suas crianças e adolescentes com TEA, mostrando a orientação parental, baseada na análise do comportamento, como uma abordagem eficaz para promover o desenvolvimento e bem-estar desses sujeitos, promovendo habilidades sociais, assim como desenvolver tarefas simples do seu cotidiano, sejam elas de forma presencial ou com auxílio da tecnologia.

Biografia do Autor

Antonio Romário Oliveira Damasceno, Faculdade de Educação da Ibiapaba – FAEDI

Psicólogo pela Faculdade de Educação da Ibiapaba – FAEDI, Ipu, Ceará, Brasil.

Catarina Feijão Maciel, Faculdade de Educação da Ibiapaba – FAEDI

Professora do curso de Psicologia da Faculdade de Educação da Ibiapaba – FAEDI, Ipu, Ceará, Brasil

Antonia Meyriele Nobre Martins, Faculdade de Educação da Ibiapaba – FAEDI

Psicóloga pela Faculdade de Educação da Ibiapaba – FAEDI, Ipu, Ceará, Brasil

Maria Eliza Alves Gomes, Faculdade de Educação da Ibiapaba – FAEDI

Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Educação da Ibiapaba - FAEDI, Ipu, Ceará, Brasil.

Davi Conceição de Sousa, Faculdade de Educação da Ibiapaba – FAEDI

Graduando do curso de Psicologia da Faculdade de Educação da Ibiapaba – FAEDI, Ipu, Ceará, Brasil

 

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Publicado

03.02.2025

Como Citar

DAMASCENO, Antonio Romário Oliveira; MACIEL, Catarina Feijão; SOUSA, Ana Lídia Madeira de; MARTINS, Antonia Meyriele Nobre; ALVES GOMES, Maria Eliza; SOUSA, Davi Conceição de. OS IMPACTOS DA ORIENTAÇÃO PARENTAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): : UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Scientia - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, Sobral, v. 8, n. 14, 2025. DOI: 10.69582/2317-5869.2024.v8.43. Disponível em: https://publicacoes.flucianofeijao.com.br/scientia/article/view/43. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas

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