OS IMPACTOS DA ORIENTAÇÃO PARENTAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA):

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69582/2317-5869.2024.v8.43

Palabras clave:

Orientação Parental, Autismo, Análise do Comportamento

Resumen

O autismo vem sendo tema de diversas produções acadêmicas, das mais variadas áreas do conhecimento nos últimos anos, gerando uma gama de pesquisas científicas, que visam contribuir com o entendimento acerca da natureza do transtorno, bem como o desenvolvendo de ferramentas para diagnóstico e tratamento. O objetivo desse estudo é compreender acerca do impacto do trabalho de orientação parental com pais ou cuidadores no processo terapêutico de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), evidenciados na literatura. A metodologia que foi utilizada no trabalho foi a revisão bibliográfica, do tipo Revisão Integrativa da Literatura (RIL), a partir de artigos que foram coletados em plataformas de bases de dados eletrônicas. As plataformas de bases de dados utilizadas para o levantamento de artigos foram o Portal BVS (Biblioteca Virtual em Saúde); Scielo (Scientific Electronic Library Online) e Revista Brasileira de Análise do Comportamento. Após a análise dos dados, os resultados foram apresentados de acordo com as informações abordadas nos artigos selecionados, buscando compreender a concordância e divergências existentes nesses estudos. Assim, os resultados apontaram para a importância de pais e cuidadores receberem treinamentos e orientação para o desenvolvimento de estratégias eficazes para lidar com comportamentos desafiadores de suas crianças e adolescentes com TEA, mostrando a orientação parental, baseada na análise do comportamento, como uma abordagem eficaz para promover o desenvolvimento e bem-estar desses sujeitos, promovendo habilidades sociais, assim como desenvolver tarefas simples do seu cotidiano, sejam elas de forma presencial ou com auxílio da tecnologia.

Biografía del autor/a

Antonio Romário Oliveira Damasceno, Faculdade de Educação da Ibiapaba – FAEDI

Psicólogo pela Faculdade de Educação da Ibiapaba – FAEDI, Ipu, Ceará, Brasil.

Catarina Feijão Maciel, Faculdade de Educação da Ibiapaba – FAEDI

Professora do curso de Psicologia da Faculdade de Educação da Ibiapaba – FAEDI, Ipu, Ceará, Brasil

Antonia Meyriele Nobre Martins, Faculdade de Educação da Ibiapaba – FAEDI

Psicóloga pela Faculdade de Educação da Ibiapaba – FAEDI, Ipu, Ceará, Brasil

Maria Eliza Alves Gomes, Faculdade de Educação da Ibiapaba – FAEDI

Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Educação da Ibiapaba - FAEDI, Ipu, Ceará, Brasil.

Davi Conceição de Sousa, Faculdade de Educação da Ibiapaba – FAEDI

Graduando do curso de Psicologia da Faculdade de Educação da Ibiapaba – FAEDI, Ipu, Ceará, Brasil

 

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Publicado

2025-02-03

Cómo citar

DAMASCENO, Antonio Romário Oliveira; MACIEL, Catarina Feijão; SOUSA, Ana Lídia Madeira de; MARTINS, Antonia Meyriele Nobre; ALVES GOMES, Maria Eliza; SOUSA, Davi Conceição de. OS IMPACTOS DA ORIENTAÇÃO PARENTAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): : UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Scientia - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, Sobral, v. 8, n. 14, 2025. DOI: 10.69582/2317-5869.2024.v8.43. Disponível em: https://publicacoes.flucianofeijao.com.br/scientia/article/view/43. Acesso em: 14 mar. 2025.

Número

Sección

Ciências Humanas

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