Juventude e escola: articulações entre escolha profissional e projetos de vida

Autores

  • Felipe Plácido dos SANTOS Faculdade Luciano Feijão
  • Jéssica Maria Dias MONT’ALVERNE Faculdade Luciano Feijão
  • Alexsandra Maria Sousa SILVA Faculdade Luciano Feijão

DOI:

https://doi.org/10.69582/2317-5869.2024.v7.14

Palavras-chave:

Juventude, Escola, Projeto de vida, Profissão

Resumo

Pesquisa com interface nos campos de estudos sobre Juventudes, Educação e Psicologia Social.  Discutiu-se sobre a educação no contexto do ensino médio e aos modos de escolarização que produzem as nossas juventudes. O objetivo deste artigo é refletir sobre as possíveis contribuições da escola acerca da escolha profissional e projeto de vida. A metodologia foi qualitativa, com uso da pesquisa-ação e a realização de três oficinas, com jovens do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública, em Sobral-Ce. Foram elencadas categorias centrais: escola, família, juventudes, modos de vida e potenciais. Resultados apontaram a importância de uma educação transformadora.

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Publicado

19.04.2024

Como Citar

SANTOS, Felipe Plácido dos; MONT’ALVERNE, Jéssica Maria Dias; SILVA, Alexsandra Maria Sousa. Juventude e escola: articulações entre escolha profissional e projetos de vida. Scientia - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, Sobral, v. 7, n. 13/14, p. 1–12, 2024. DOI: 10.69582/2317-5869.2024.v7.14. Disponível em: https://publicacoes.flucianofeijao.com.br/scientia/article/view/14. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

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