ANÁLISE DE AXEL HONNETH ACERCA DAS DIFICULDADES E DO VALOR DA LIBERDADE, RECONHECIMENTO E EMANCIPAÇÃO NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS
DOI:
https://doi.org/10.69582/2317-5869.2025.v9.178Palavras-chave:
Liberdade, Análise social, Democracia, Crítica reconstrutiva, Reconstrução normativaResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar o conceito de liberdade proposto pelo sociólogo e filósofo alemão Axel Honneth. O propósito é explicitar as patologias sociais e o cenário de novos movimentos sociais provenientes da compreensão da liberdade. Assim, a proposta do autor de uma reconstrução normativa, interpretando acontecimentos históricos e nestes se baseando. Dessa forma, esta análise tem a pretensão de compreender a respeito de como seria possível uma formação democrática entrevendo formas de liberdade, e examinando uma teoria da justiça. Os resultados sugerem que a educação é fundamental para que a sociedade escolha governantes competentes, pois a ignorância favorece demagogos e a corrupção. Só em uma sociedade mais justa, igualitária e solidária os indivíduos podem exercer uma liberdade verdadeira, pautada no respeito mútuo. Conclui-se que a educação contribui para a formação de cidadãos conscientes, reduz desigualdades e fortalece uma nação livre, igual e fraterna.
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