ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SHOPPING CENTERS: FORTALECIMENTO DA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE E COMPETITIVIDADE FRENTE AO E-COMMERCE

Autores

  • Victória Maria Lopes Pereira Faculdade Luciano Feijão
  • Raimundo Pedro Justino de Orlanda Faculdade Luciano Feijão
  • Osmany Mendes Parente Filho Faculdade Luciano Feijão
  • Rogeane Morais Ribeiro Faculdade Luciano Feijão

DOI:

https://doi.org/10.69582/2317-5869.2025.v10.144

Palavras-chave:

Marketing experimental, Varejo, Consumidor., Comércio Digital.

Resumo

Os shopping centers estão enfrentando crescentes desafios diante da evolução do comércio eletrônico, que oferecem muitas opções e facilidade para os consumidores. Dessa forma, o varejo tradicional busca compreender de que formas podem inovar e estratégias para permanecerem dentro do mercado, além de promover experiências únicas para se destacarem na competição com o ambiente virtual. O objetivo é analisar como as estratégias de marketing de um shopping center no interior do Ceará podem contribuir para sua competitividade frente ao crescimento do e-commerce. Com esse propósito, realizou-se uma pesquisa de natureza básica e descritiva, utilizando abordagem mista, incluindo uma pesquisa de campo com questionários aplicados a administradores e consumidores. Os resultados apresentam que a realização de eventos, a diversidade de lojas e preço, e uma praça de alimentação mais atrativa são fatores fundamentais para melhorar a experiência do cliente e criar vantagem do shopping no mercado. Além disso, os resultados indicam que as ações para valorização do ambiente físicos e atos promocionais podem ser determinantes para instigar o cliente, fortalecendo desse modo a fidelização a partir da publicidade digital que podem ser utilizadas pelos lojistas. Conclui-se que as estratégias implementadas pelos shopping centers são vitais para construir a relação com os clientes mediante a utilização de estratégias de e-commerce.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SHOPPING CENTERS. 2023. Disponível em: https://abrasce.com.br/espaco-do-associado/tecnologia/62-dos-consumidores-fazem-ate- cinco-compras-online-por-mes-aponta-pesquisa/. Acesso em: 10 de nov. 2023.

CASAS, A. L. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

COSTA, L. M. et al. A Evolução do Marketing Digital: Uma Estratégia de Mercado. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Fortaleza-CE.2015.

DENZIN, N. K; LINCOLN, I. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. Ed. São Paulo: Artmed, 2006.

DIÁRIO DO COMÉRCIO. Os desafios para o varejo em 2024. 2024. Disponível em: https://dcomercio.com.br/publicacao/s/os-desafios-para-o-varejo-em-2024/ Acesso em: 10 de nov. 2023.

KOTLER, P; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.

MORAES, R. M; SILVA, J. C. S; AYRES, S. M. P. M. Estratégias adotadas por empresários de shopping centers para atender a jornada do consumidor em cenário de transformação digital. Revista FT, v. 27, n. 127, 12 out. 2023. Disponível em: https://revistaft.com.br/estrategias-adotadas-por-empresarios-de-shopping- centers-para-atender-a-jornada-do-consumidor-em-cenario-de-transformacao-digital/. Acesso em: 10 nov. 2024.

PAOLI, M. F. Plano de Marketing. In: Marketing em shopping center. Organização Abrasce - Associação Brasileira de Shopping centers. São Paulo: Editora Casa Nova, 2012.

PINE II, B. J; GILMORE, J. H. O Espetáculo dos negócios. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1999.

SCHMITT, B. Marketing Experimental. São Paulo: Editora Nobel, 2000.

Downloads

Publicado

15.12.2025

Como Citar

LOPES PEREIRA, Victória Maria; JUSTINO DE ORLANDA , Raimundo Pedro; PARENTE FILHO, Osmany Mendes; MORAIS RIBEIRO , Rogeane. ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SHOPPING CENTERS: FORTALECIMENTO DA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE E COMPETITIVIDADE FRENTE AO E-COMMERCE. Scientia - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, Sobral, v. 10, n. 16, 2025. DOI: 10.69582/2317-5869.2025.v10.144. Disponível em: https://publicacoes.flucianofeijao.com.br/scientia/article/view/144. Acesso em: 16 dez. 2025.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.