A ATUAÇÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU NO CONFLITO ARMADO DA FAIXA DE GAZA ENTRE OUTUBRO DE 2023 E MARÇO DE 2024: ANÁLISE DIALÉTICA COM PROPOSIÇÃO HUMANÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.69582/2317-5869.2025.v9.181Palavras-chave:
organização das nações unidas, conselho, conflito, reformaResumo
A presente pesquisa tem como objetivo realizar considerações acerca do papel do Conselho de Segurança das Nações Unidas no tratamento do conflito entre Israel e Palestina, iniciado em 2023. O tempo delimitado da análise é o período de outubro de 2023 a março de 2024. A metodologia aplicada foi o estudo dialético, tendo como recursos as pesquisas bibliográficas. As exposições são iniciadas com o estudo das funções do conselho junto ao sistema das Nações Unidas, com destaque especial à membresia permanente e o poder de veto. Na sequência, analisaram-se os antecedentes das relações conturbadas entre Israel e Palestina, e os principais resultados das deliberações do conselho no período amostral mencionado. Verificou-se que o exercício do poder de veto pelos Estados Unidos, Rússia e China, significou entrave às propostas de cessar-fogo, exigidas em consenso pela comunidade internacional. Adiante, o poder de veto foi estudado em sua natureza política, assim como a necessidade de reforma do conselho a partir de disposições que leve em consideração a representatividade global. Em conclusão, observou-se que a reforma do conselho é medida urgente para a proteção da paz global, com enfoque principal na modernização do sistema de votações e, também, no manejo do veto pelos membros permanentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Helayne Cristina Rodrigues de Mesquita, Alberto Dias De Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Scientia: Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Scientia é regida pela licença CC-BY-NC Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)



