Aplicação do modelo SERVQUAL na avaliação da qualidade percebida por consumidores de serviços de uma academia

Autores

  • José Carlos da Silva VASCONCELOS Faculdade Luciano Feijão
  • Stênio Dias da Silva FILHO Faculdade Luciano Feijão
  • Rogeane Morais RIBEIRO Faculdade Luciano Feijão
  • Osmany Mendes Parente FILHO Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.69582/2317-5869.2024.v7.11

Palavras-chave:

SERVQUAL, Qualidade do serviço, Academia

Resumo

Com a crescente competitividade no mercado de serviços voltados para cuidados com o corpo, as academias enfrentam uma concorrência acirrada e precisam buscar diferenciais competitivos para se destacar. Nesse sentido, a qualidade dos serviços oferecidos pelas academias assume uma importância estratégica crucial para atrair e fidelizar clientes. O presente estudo teve como objetivo analisar as expectativas dos consumidores em relação a uma academia com base no modelo SERVQUAL. A pesquisa foi realizada em uma academia de atividades físicas localizada em Sobral-Ceará, utilizando uma abordagem quantitativa descritiva. A amostra foi retirada do cadastro de alunos ativos da academia e os dados foram analisados com o auxílio do software Minitab 18, contemplando as cinco dimensões do modelo SERVQUAL: tangibilidade, responsividade, empatia, segurança e confiabilidade. Os resultados revelaram que, do ponto de vista estatístico, não houve diferenças significativas entre as expectativas e percepções dos clientes em relação à qualidade dos serviços prestados pela academia. A dimensão com melhor desempenho foi Tangibilidade, enquanto a pior avaliada foi Segurança. Em geral, os clientes pesquisados obtiveram o que esperavam em termos de qualidade de serviço na academia estudada.

Referências

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Publicado

17.04.2024

Como Citar

VASCONCELOS, José Carlos da Silva; FILHO, Stênio Dias da Silva; RIBEIRO, Rogeane Morais; FILHO, Osmany Mendes Parente. Aplicação do modelo SERVQUAL na avaliação da qualidade percebida por consumidores de serviços de uma academia. Scientia - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, Sobral, v. 7, n. 13/14, p. 1–14, 2024. DOI: 10.69582/2317-5869.2024.v7.11. Disponível em: https://publicacoes.flucianofeijao.com.br/scientia/article/view/11. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas