Envíos

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Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Directrices para autores/as

Formatação dos artigos para submissão à Scientia

Os artigos científicos submetidos à Scientia – Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão devem obedecer às seguintes normas:

Submissão no sistema Open Journal System (OJS):

1. Todas as submissões devem ser realizadas no sistema Open Journal System (OJS), por fluxo contínuo. Não serão aceitas submissão realizadas por e-mail.

2. No momento da submissão o autor deve indicar em qual área do conhecimento deseja publicar, conforme classificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (https://lattes.cnpq.br/documents/11871/24930/TabeladeAreasdoConhecimento.pdf/d192ff6b-3e0a-4074-a74d-c280521bd5f7).

3. Cada artigo deve possuir até 6 autores, sendo um principal (primeiro autor) e cinco co-autores (do segundo ao sexto). Qualquer dos autores pode realizar a submissão na revista.

4. Artigos desenvolvidos por estudantes de graduação e/ou pós-graduação devem compor como autoria: um autor principal; 4 coautores; e um orientador.

5. Deve-se indicar um autor correspondente para comunicação com a equipe editorial.

6. Todos as informações de metadados dos autores devem ser preenchidas. São dados obrigatórios para preenchimento: nome completo (considerar sobrenome, apenas o último nome), nome social (se necessário), e-mail ativo, país de origem, ORCID válido (https://orcid.org/), link do Currículo Lattes (quando houver), instituição de vínculo, e resumo da biografia (apenas profissão, maior titulação acadêmica, função e vínculo institucional vigente, separados com ponto “.” invés de ponto e vírgula “;”).

7. Não há limites de submissão por autor por período, ficando a critério do conjunto de autores o desejo pela submissão dos artigos à Scientia.

8. O autor que realiza a submissão do artigo na revista é o responsável pelos documentos encaminhados para avaliação do corpo editorial. Em situações de erro, esse autor deverá realizar ajustes e correções.

9. Submissões em que o documento principal (artigo) e complementares (Declaração de Transferência de Direitos Autorais, Declaração de Responsabilidade e Carta de anuência, quando necessária) não estejam anexados, ou fora dos padrões exigidos nas normas da revista, serão imediatamente arquivadas, sendo os autores comunicados da decisão.

10. Uma vez aprovado o artigo, caberá a equipe editorial da revista enviar carta de aceite informando o volume, número e ano da publicação. A carta de aceite terá validade apenas para comprovação de artigo em prelo, não substituindo a publicação do arquivo em PDF.

11. Não poderão ser incluídos novos autores quando iniciado o processo de avaliação; na situação em que algum autor deixou de ser inserido, o autor correspondente deverá solicitar arquivamento da submissão vigente e iniciar outro processo de submissão com as devidas correções de autoria.

Comunicação entre autores e editores e prazo para avaliação:

12. Todos os e-mails enviados pela equipe editorial da revista devem, necessariamente, ser respondidos para controle do fluxo de avaliação dos artigos. Na ausência de resposta do autor correspondente, em até 7 dias úteis, quando solicitada alguma manifestação, ou não respeitando os prazos estabelecidos para correções (quando necessárias) a equipe editorial terá a autonomia para o arquivamento imediato da submissão.

13. Todos os artigos serão avaliados por critérios de formatação e estrutura do texto (análise editorial) e pelo conteúdo, considerando o desenho teórico-metodológicos e seus resultados (análise de conteúdo realizada por pareceristas).

14. Os autores serão comunicados sobre a decisão editorial e decisão da avaliação do conteúdo. Artigos não aprovados na avaliação de conteúdo não serão publicados.

15. A avaliação de conteúdo será realizada por dois avaliadores ad hoc, de forma duplo cega.

16. Estima-se que todo o processo avaliativo do artigo quanto a sua estrutura e mérito ocorra em até 90 dias.

17. Qualquer decisão de arquivamento, rejeição ou aceite será devidamente comunicada aos autores.

Normas para estruturação do artigo.

18. Serão aceitos artigos oriundos de estudos originais (pesquisas de campo, documentais, epidemiológicos ou outros), ensaios teóricos (aprofundamento de determinado tema com aperfeiçoamento crítico-reflexivo a partir do campo teórico-analítico), estudos de revisão (bibliográficas, integrativas, escopo ou sistemáticas), relatos de ensino (experiências que evidenciem inovação no processo ensino-aprendizagem, experiências de monitoria, e práticas exitosas relacionadas ao ensino), relatos de extensão (experiências de extensão que evidenciem a prática de docentes e discentes com a comunidade), relatos de pesquisa (resultados preliminares de pesquisa, mas que sinalizem a publicação de dados posteriores com maior densidade) e relatos de caso clínico (casos clínicos com evidências de ineditismo para determinada especialidade).

19. Os artigos originais, ensaios teóricos e estudos de revisão deverão possuir de 10 a 15 páginas, enquanto os relatos de ensino, de extensão, de pesquisa e caso clínico deverão possuir de 8 a 10 páginas. Documentos que não se adequam a estes parâmetros serão imediatamente arquivados, consideradas as exigências da revista.

20. O artigo deverá ser paginado em ordem crescente no canto superior direito, com algarismo arábico.

21. O arquivo da submissão, referente ao artigo, deverá estar em formato editável. Microsoft Word versão 2010 ou superior, fonte Arial, tamanho 12 (exceto citações diretas, tamanho 10), possuir no máximo 6 ilustrações (figuras, gráficos, quadros, tabelas ou imagens) apresentadas em sequência (ex.: Figura 1, Gráfico 1, Figura 2, Gráfico 2, e assim por diante), de forma editável (quando for gráfico, quadros ou tabelas), espaçamento de 1,5 entre linhas (exceto nas referências que deverá ter espaçamento de 1,0 com duplo ‘enter’ entre elas).

22. Capa do artigo: apresentar o título nos três idiomas (português, inglês e espanhol), sendo todos centralizados, em letra maiúscula (título e subtítulo, se for o caso) e apenas o título em português deverá estar em negrito. Resumo e palavras-chave nos três idiomas (português, inglês e espanhol). Não apresentar nome dos autores.

23. O resumo/abstract/resumen deve ter entre 100 palavras e 250 palavras, independentemente do idioma.

24. Os resumos devem ter formato estruturado, com a delimitação das seções: objetivo; metodologia ou método; resultados; limitações; e conclusão; obedecendo as normas estabelecidas na NBR 6028/2003da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

25. Devem ser utilizadas entre 3 e 6 palavras-chave/keywords/palabras claves. Artigos da área da saúde ou afins, deverão utilizar descritores ou termos cadastrados no repositório de Descritores em Ciências da Saúde - DECS (https://decs.bvsalud.org/).

26. Introdução: apresentar o problema de pesquisa; contextualização breve; indicativos de ineditismo do trabalho e sua relevância; e objetivo principal. Sugere-se que esta seção não possua mais de 2 páginas.

27. Fundamentação teórica: ideal para estudos qualitativos e ensaios teóricos, deve apresentar a teoria que sustenta as ideias do artigo, em consonância com o problema de pesquisa. Também se sugere um limite de 2 páginas. Esta seção é opcional.

28. Metodologia: especificar o tipo de estudo, período de realização, cenário de investigação, fonte dos dados/informações, técnicas de coleta e análise de dados/informações, e aspectos éticos. Para artigos originais, cabe aos autores informar a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

29. Artigos que informem a aprovação ética devem ter como comprovação o envio do parecer emitido pelo CEP entre os documentos complementares da submissão. Quando não comprovada a aprovação, a submissão será imediatamente arquivada.

30. Resultados: devem ser concisos, a ponto que evidenciem os achados relevantes para o problema e objetivo proposto no estudo.

31. Discussão: deve fundamentar os achados do estudo no campo teórico-analítico, referendando outros estudos a ponto de concordância ou divergência, sendo estabelecido como parâmetro a construção do conhecimento.

32. A seção de resultados e discussão podem ser apresentadas juntas ou separadas, conforme preferência dos autores. Contudo, sugere-se que artigos quantitativos ou de métodos mistos respeitem essa divisão.

33. Conclusão ou considerações finais: para artigos originais e quantitativos, sugere-se a utilização de conclusões. Conclusões devem ser utilizadas quando o estudo apresentado encerra as ideias de forma objetiva, resolvendo ou não as hipóteses delimitadas para o problema de pesquisa. Considerações finais devem incluir as conclusões, mas também propostas de revisão sobre o tema e indicativos de novas investigações, contribuindo de maneira fundamentada para a construção do conhecimento.

34. Cabe aos autores utilizar uma a seção optativa de Perspectiva. Nesta seção, os autores deverão incluir em até 10 linhas, sugestões para novos estudos, elencando potenciais caminhos a partir das dificuldades apresentadas.

35. Referências e citações: todo o texto do artigo deve ser organizado conforme as normas da NBR 6023/2018 da ABNT; utilizar destaque tipográfico em itálico, invés de negrito. E, respeitar a estrutura das referências conforme tipo de documento, ex.:

Livro

SOBRENOME (último), Nome sobrenome (primeiro). Título (itálico). Local (UF): Editora, ano.

CHACON, Ihvna; SKIBICK, Marcia; FREITAS, Isaurora M. de Freitas (Orgs.). Gestão e políticas públicas no Brasil contemporâneo.  Sobral (CE): Edições UVA, 2017.

 

Capítulo de Livro

SOBRENOME (último), Nome sobrenome (primeiro). Título capítulo. In: SOBRENOME (último), Nome sobrenome (primeiro). Título (itálico). Local (UF): Editora, ano.

 

MORAIS, Neiara. Quantas vozes compõem uma política?. In: CHACON, Ihvna; SKIBICK, Marcia; FREITAS, Isaurora M. de Freitas (Orgs.). Gestão e políticas públicas no Brasil contemporâneo.  Sobral (CE): Edições UVA, 2017. p. 47-63

 

Artigo de periódico científico

SOBRENOME (último), Nome sobrenome (primeiro). Título. Revista (itálico), local, volume, número, páginas, ano. Disponível em: link Acesso em: link Acesso em: dd/mm/aa

 

GUSKOW, Tatiana Maria; OLIVEIRA, Liziane Paixão Silva. Direito administrativo sancionador: entre ilícitos penais e seu contributo à matização dos princípios constitucionais. Revista Brasileira de Políticas Públicas, Brasília, v.14, n.1, p.14-27, 2024. Disponível em: https://www.publicacoes.uniceub.br/RBPP/article/view/9521/pdf# Acesso em: 15/08/2024

 

Documento Eletrônico

SOBRENOME (último), Nome sobrenome (primeiro). Título (itálico). Local, ano. Disponível em: link Acesso em: dd/mm/aa

 

DANUELLO, Jane Coelho; AMADEI, José Roberto Plácido; FERRAZ, Valéria Cristina Trindade. Guia para elaboração de referências. Bauru, 2023. Disponível em: https://usp.br/sddarquivos/arquivos/abnt6023.pdf Acesso em: 15/08/2024

 

Trabalhos Acadêmicos

SOBRENOME (último), Nome sobrenome (primeiro). Título (itálico). Ano. Nº de folhas. Tipo (Nível) - Programa/Instituição, cidade, estado, ano.

 

GOMES, Diogenes Farias. Avaliação de impacto à saúde das políticas de segurança pública na saúde de metrópoles do Brasil e Colômbia. 2023. 336 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, 2023. Ceará.

 

Leis, Decretos, Portarias, Resoluções e outros documentos normativos

JURISDIÇÃO. Título do documento normativo (itálico). Descrição. Data da Publicação. Disponível em: link Acesso em: dd/mm/aa

 

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União de 20.09.1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm   Acesso em: 15/08/2024

 

36. Quando o autor for uma instituição, departamento ou órgão de alguma esfera de governo, sempre optar pela jurisdição como titularidade, ex.:

BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos da Atenção Básica. Brasília (DF): Ministério da Saúde. 2010.

37. Citações diretas devem possuir entre 4 e 10 linhas, com recuo de 4 cm à esquerda e fonte Arial, tamanho 10.

38. Não serão aceitas citações e referências de cartas, editoriais, resumos completos, expandidos ou simples publicados em anais de eventos.

Da cessão de direitos autorais

39. A Scientia utiliza a licença Criative Commons, todos os direitos reservados, como critério para preservação dos direitos dos autores, solicitando que qualquer artigo, por ela publicado, seja devidamente citado, conferindo os devidos créditos.

40. Todos os direitos são reservados à revista.

41. Os autores devem transferir os direitos autorais à revista por meio de declaração assinada, afirmando esta decisão. Submissão sem a Declaração de Transferência de Direitos Autorais, será imediatamente arquivada.

Orientações referentes aos documentos complementares necessários para submissão

42. Todas as submissões devem conter entre os documentos complementares:

42.1 Declaração de Transferência de Direitos Autorais, conforme modelo:

Declaração de Transferência de Direitos Autorais

Eu/Nós, nome(s), autores do artigo intitulado (título do artigo), declaramos concordância em transferir todos os direitos autorais à Scientia – Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, ISSN 2317-5869.

Cientes da responsabilidade:

Nome/Assinatura Digital (certificada)

Local, UF, data.

 

42.2 Declaração de Responsabilidade, conforme modelo:

Declaração de Responsabilidade

Eu/Nós, nome(s), autores do artigo intitulado (título do artigo), declaramos que as pessoas listadas na autoria contribuíram suficientemente com o artigo submetido à Scientia – Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, ISSN 2317-5869, tendo como atribuições:

Nome - Atribuições (participou da concepção do estudo/apoio no desenvolvimento da pesquisa/realizou a construção do artigo/atuou na revisão e ajuste do artigo).

Local, UF, data.

Assinaturas digitais (certificadas)

42.3 Carta de anuência, para trabalhos desenvolvidos por estudantes de graduação e pós-graduação, conforme modelo:

Carta de anuência

Eu, (nome completo), professor do curso (descrever o curso), da universidade (nome da instituição), declaro para devidos fins que o artigo “(título do artigo)” submetido à Scientia – Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão foi construído pelos alunos (nomes dos estudantes), sob minha orientação.

 

Local, UF, Data

Assinatura digital (certificada)

43. Estudos originais, oriundos de pesquisa de campo, documental, intervenção clínica ou outros métodos que envolvam seres humanos ou animais, e documentos restritos, devem encaminhar a aprovação do CEP como documento complementar.

44. Estudos que não se enquadram entre os critérios de artigo original devem evidenciar na seção de ‘metodologia ou métodos’ o respeito aos princípios éticos em pesquisa, e justificar a não necessidade de parecer emitido pelo CEP.

Artigos

Política padrão de seção

Ciências Agrárias

Para esta seção, serão considerados os artigos que respeitem as especialiades: Agronomia; Recursos Florestais e Engenharia Florestal; Engenharia Agrícola; Zootecnia; Medicina Veterinária; Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca; Ciência e Tecnologia de Alimentos. 

Ciências Biológicas

Para esta seção, serão considerados os artigos que respeitem as especialiades: biologia geral; botânica; zoologia; ecologia; morfologia; fisiologia; bioquímica; biofísica; farmacologia; imunologia; microbiologia; e parasitologia. 

Ciências Exatas de da Terra

Para esta seção, serão considerados os artigos que respeitem as especialiades: matemática; probabilidade e estatística; ciência da computação; astronomia; física; química; geociências; e oceanografia.

Ciências Humanas

Para esta seção, serão considerados os artigos que respeitem as especialiades: Filosofia; Sociologia; Antropologia; Arqueologia; História; Geografia; Psicologia; Educação; Ciências Políticas; Teologia. 

Ciências da Saúde

Para esta seção, serão considerados os artigos que respeitem as especialiades: Medicina; Odontologia; Farmácia; Enfermagem; Nutrição; Saúde Coletiva; Fonoaudiologia; Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Educação Física. 

Ciências Sociais Aplicadas

Para esta seção, serão considerados os artigos que respeitem as especialiades: Direito; Administração; Economia; Arquitetura e Urbanismo; Planejamento Urbano e Regional; Demografia; Ciências da Informação; Museologia; Comunicação; Serviço Social; Economia Doméstica; Desenho Industrial; Turismo. 

Engenharias

Para esta seção, serão considerados os artigos que respeitem as especialiades: engenharia civil; engenharia de minas; engenharia de materiais e metalúrgica; engenharia elétrica; engenharia mecânica; engenharia química; engenharia sanitária; engenharia de produção; engenharia nuclear; engenharia de transportes; engenharia naval e oceânica; engenharia aeroespacial; engenharia biomédica.

Linguística, Letras e Artes

Para esta seção, serão considerados os artigos que respeitem as especialiades: Linguística; Letras; Artes; 

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